Biblioteca de Taubaté celebra o mês da diversidade indígena com exposições de arte e ancestralidade

Cidade em Movimento Taubaté

Em homenagem ao mês da diversidade indígena, a Biblioteca Municipal Professor José Jerônymo de Souza Filho, em Taubaté, recebe duas exposições que celebram as raízes, a cultura e a resistência dos povos originários. As mostras são de autoria dos artistas Guilo Boarte (Caraí Mirin) e Washington Oliveira, sob curadoria do projeto Semeando Cores, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Ao todo, o público pode conhecer 20 obras que unem arte contemporânea, memória ancestral e um olhar profundo sobre a espiritualidade e a identidade dos povos indígenas.

Herança ancestral e identidade viva

A exposição “Herança Ancestral na Arte Contemporânea”, de Guilo Boarte, ocupa o hall de entrada da biblioteca e propõe um mergulho nas origens e nas vivências do artista, que é descendente direto de indígenas. Seu trabalho é um encontro entre a tradição e o presente, com obras que expressam as múltiplas camadas da ancestralidade indígena brasileira.

Resistência e beleza do povo da floresta

Na área de silêncio da biblioteca está a mostra “Guerreiros de Fé: a última flor do Amazonas”, do professor e pesquisador Washington Oliveira. Em sua 12ª edição, a exposição é fruto de anos de pesquisa sobre os povos da floresta e traz à tona, por meio das cores e simbologias, a luta, a fé e o amor à Mãe Natureza. A proposta é valorizar a cultura indígena, tantas vezes invisibilizada, por meio de imagens que provocam reflexão e respeito.

Serviço

📍 Biblioteca Municipal Professor José Jerônymo de Souza Filho
📌 Local: Parque Dr. Barbosa de Oliveira, Centro – Taubaté
🕐 De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 (exceto feriados)
🎨 Entrada gratuita

As exposições seguem abertas durante o mês de abril e são uma excelente oportunidade para valorizar a diversidade cultural e reconhecer o legado dos povos originários na formação do Brasil.

Deixe uma resposta