Especial Semana Santa: Cruz da primeira missa do Brasil chega a São Paulo e inicia peregrinação por seis estados

Aparecida do Norte Cachoeira Paulista Cidade em Movimento Guaratinguetá Sem categoria

Um dos maiores símbolos da história cristã no Brasil, a cruz utilizada na primeira missa celebrada em território nacional, em 26 de abril de 1500, chegou a São Paulo na noite desta segunda-feira (14) para dar início a uma peregrinação histórica que percorrerá seis estados durante a Semana Santa e até o fim de abril.

No Vale do Paraíba, a cruz da primeira missa do Brasil será recebida com cerimônias especiais em três cidades. Em Cachoeira Paulista, a peça histórica será exposta na missa das 7h da manhã, presidida pelo padre Donizete Heleno, vice-presidente da Comunidade Canção Nova. Em seguida, a cruz seguirá para Aparecida, onde será celebrada uma missa às 9h, presidida pelo arcebispo Dom Orlando Brandes, na Basílica Nacional. No fim da manhã, por volta das 11h, a cruz chegará ao Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá, onde permanecerá exposta e será destaque na missa das 15h, com transmissão ao vivo pelos canais do Santuário. A passagem da cruz por essas cidades representa um momento de forte devoção e memória histórica para a região.

A peça original, conservada no Museu da Sé de Braga, em Portugal, foi trazida ao país especialmente para o evento “Brasil com Fé – Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, promovido pelo Movimento Brasil com Fé, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor.

Um marco de fé, história e reencontro cultural

Antes de cruzar o Atlântico, a cruz peregrinou por Braga, Fátima, Cascais e Lisboa, e agora segue em visita por cidades brasileiras dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará e Distrito Federal.

A peça é considerada um dos marcos mais significativos da evangelização no Brasil e, segundo os organizadores, sua vinda ao país carrega forte simbolismo:

“Neste Ano Jubilar, marcado pela esperança e desejo de renovação, a peregrinação desta cruz une passado e presente, reforçando valores de fraternidade e celebrando a rica diversidade cultural e espiritual. O evento também visa promover o diálogo de cooperação entre instituições de destaque.”

Além de celebrar os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, o evento também marca os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, estabelecidas em 1825 com o Tratado de Paz, Amizade e Aliança.

Roteiro de peregrinação no Brasil

A cruz participará de cerimônias, missas e encontros em diversas cidades. Veja o cronograma da peregrinação:

  • 16/4 – Cachoeira Paulista, Aparecida e Guaratinguetá (SP)
  • 17/4 – Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ)
  • 18/4 – Porto Alegre (RS)
  • 19/4 – Maricá e Rio de Janeiro (RJ)
  • 20/4 – Rio de Janeiro (RJ)
  • 21 e 22/4 – Brasília (DF)
  • 23/4 – Brasília (DF) e Belém (PA)
  • 24/4 – Belém (PA)
  • 25/4 – Salvador (BA)
  • 26/4 – Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (BA)
  • 27/4 – Porto Seguro (BA) e retorno para Braga (Portugal)

A cruz da primeira missa representa mais do que uma relíquia histórica: ela se transforma, durante esta peregrinação, em um símbolo vivo de fé, reconciliação e unidade entre povos e culturas. Uma oportunidade única de reflexão durante a Semana Santa e de conexão com os fundamentos espirituais do Brasil.

Deixe uma resposta