A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) deu mais um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas de cultura em São José dos Campos. Em continuidade ao processo iniciado em 2024, a instituição oficializou a Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural, que terá como missão construir, de forma participativa, os instrumentos legais que irão orientar o setor cultural do município nos próximos anos.
O Plano Municipal de Cultura e o Conselho são ferramentas fundamentais para a organização, regulação e planejamento das políticas culturais locais, conforme diretrizes do Sistema Nacional de Cultura. Eles ajudam a garantir continuidade às ações públicas, promovendo o diálogo entre poder público e sociedade civil.
A comissão nomeada é composta por 14 integrantes, sendo sete representantes do poder público e sete da sociedade civil, envolvendo instituições como a FCCR, Câmara Municipal, Sesc, Univap, organizações da sociedade civil e artistas independentes.
Até o momento, duas reuniões já foram realizadas, e um cronograma de encontros públicos está sendo estruturado para os próximos meses, ainda no primeiro semestre de 2025. A proposta é que a comissão finalize seu trabalho com a redação das minutas dos projetos de lei do Plano Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural.
A composição da comissão reflete a diversidade do setor e reafirma o compromisso com a construção coletiva das políticas culturais em São José dos Campos.

